Como reforçares a relação com o teu filho

Como reforçares a relação com o teu filho

A relação que estás a construir com o teu filho hoje é muito importante para o teu futuro, pois estás a construir os alicerces da vossa relação como mãe e filho. E está mais do que provado cientificamente que muitos dos desequilíbrios que os adultos vivem advêm de episódios vividos na infância, por isso te pergunto, como estás a construir a relação com o teu filho?

Não existem fórmulas mágicas para reforçarmos a relação com os nossos filhos mas, existe um segredo que pode ser muito impactante – a conexão. Mas, o que é a conexão? A conexão é aquela linha invisível que une as pessoas, é a forma de comunicarmos sem falarmos, eu diria é que quase como alinharmos os corações, para iniciarmos uma caminhada.

E a forma mais maravilhosa de conexão com os nossos filhos é através do brincar. Sim, o brincar é muito importante para as crianças, uma vez, que é a forma como as crianças aprendem, como as crianças apreendem o mundo. Por isso, a brincadeira é a ferramenta mais poderosa que podemos usar para reforçarmos a relação com os nossos filhos.

Hoje partilho contigo 10 atividades que podes usar para reforçares a relação com o teu filho

Lê histórias

Partilhar uma história com o teu filho é dos melhores momentos do dia. Podes fazê-lo por rotina ou esporadicamente.

Diverte-te a jogar um jogo de mesa

As crianças gostam de jogos e os de mesa não são excepção. Puzzle, loto, dominó ou até o jogo do galo e as damas são apenas alguns exemplos de jogos de mesa do agrado dos mais pequenos.

Brinca no exterior

Uma corrida, um jogo de futebol ou basquet, saltar a corda ou outra qualquer atividade com movimento pode ser interessante para partilhar com o teu filho.

Faz um programa em família

Um programa de família é uma atividade divertida e que se tornará um momento pleno de aprendizagens e de criação de memórias felizes. Planeia a tua visita e diverte-te.

Desenhem juntos

Quase todas as crianças gostam de desenhar. Tira um tempinho para desenhar com o teu filho. Poderá ser enquanto fazem a lista de compras, enquanto planeiam um programa em família ou para oferecer a alguém

Dediquem-se à terra

Atividades de jardinagem ou cultivo são interessantes para as crianças, permite que acompanhem o ciclo da vida das plantas e incutem responsabilidade no cuidar de um ser vivo.

Ensina um jogo, brincadeira ou canção

Recorda a tua infância e partilha algum desses momentos com o teu filho, ensinando-lhe uma canção, uma brincadeira ou jogo dessa altura

Partilhem o sofá

Uma tarde a ver um filme, a dormitar, a conversar, a jogar, a desenhar, a partilhar carinhos ou até a comer pipocas pode ser um momento muito divertido.

Pede colaboração nas tarefas domésticas

As tarefas domésticas podem ser divertidas quando partilhadas. O teu filho pode ajudar-te a estender a roupa, colocar a loiça na máquina ou por a mesa. Para além de ajudar estará também a desenvolver outras competências.

Partilha mimos e gargalhadas

Os mimos e os carinhos nunca são de mais. Estes momentos carinhosos podem ainda ser acompanhados de risos e sorrisos, partilhas que ficam para toda a a vida.

Por fim, não te esqueças que ao brincares com os teus filhos, estás também a alimentar a tua crianças interior e assim conseguirás também criar momentos divertidos e de bem-estar para ti, por isso aproveita. Brinca com o teu filho e divert-te.

Deixe uma resposta