7 formas de fortalecer a relação com o teu filho
Charming young mother has fun with her little sons lying on a plaid on green grass

7 formas de fortalecer a relação com o teu filho

Todos os pais, desejam uma relação próxima com os seus filhos, uma relação única e especial. Com a correria do dia-a-dia nem sempre é fácil, conseguir tempo de qualidade com os nossos filhos que irão fortalecer a relação com os nossos filhos. Umas vezes, é o tempo que se esgota, outras vezes é o cansaço ou até a falta de disponibilidade dos mais pequenos. Podemos fortalecer essa relação de diferentes formas, hoje partilho contigo 7 formas de o fazer.

1 – Brinca

A brincadeira é sem dúvida um momento excepcional para estimular e desenvolver a conexão com o teu filho. Brincar também é aprender. Ao brincar com o teu filho, terás oportunidade de potenciar o desenvolvimento de inúmeras competências e ao mesmo tempo poder reforçar a relação que tens com ele.

2 – Abraça

Vírginia Satir, mãe da Terapia Familiar diz que “Precisamos de 4 abraços por dia para sobreviver. Precisamos de 8 abraços por dia para nos manter. Precisamos de 12 abraços por dia para crescer.” Nada melhor para começar e acabar o dia, do que com abraços aos nossos filhos. Para além de outros benefícios, os abraços são uma excelente forma de te conectares com o teu filho.

3 – Esquece o telemóvel

No mundo de hoje, onde a tecnologia e as redes sociais são uma constante na nossa vida e que, por vezes, ocupam demasiado espaço na nossa vida. Desafio-te a que quando estás com o teu filho, possas colocar o telemóvel de lado e que te conectes com o teu filho, através do toque e da brincadeira.

4 – Dedica tempo exclusivo ao seu filho

Com a correria do dia-a-dia nem sempre é fácil ter tempo de qualidade com os nossos filhos. Sabemos que quantidade não é qualidade, assim desafio-te a reservares 15 minutos por dia para o teu filho. 15 minutos para brincar com o teu filho mas, uma brincadeira consciente, presente de entrega total de corpo e alma. Verás que este tempo fará toda a diferença na vossa relação.

5 – Aceita as emoções

Pode ser desafiante, para nós como pais lidar com as emoções dos nossos filhos principalmente com aquelas que nós próprios temos dificuldade em lidar. No entanto, um exercício de aceitação das emoções das crianças, permitir-lhe-ás serem vistos tal como são. Além disso, será a oportunidade para que o seu filho possa expressar as suas emoções de forma segura. Ainda que para ti, possa ser desafiante, reconhece as emoções e aceita a dor dos teus filhos, de forma tranquila, sempre que possível

6 – Escuta o seu filho

Mais do que ouvir, desafio-te a escutar o teu filho, sem julgamentos. Permite-te ver o mundo pelos olhos do teu filho. Passarás a conhecê-lo e a compreendê-lo melhor.

7 – Desacelera

Horários por cumprir, 1001 tarefas por fazer, trânsito, atividades extra e tantos outros compromissos que temos no nosso dia-a-dia nem sempre nos permite apreciar a vida, viver o presente e partilhar momentos com os nossos. Desacelera e aprecie os pequenos momentos do dia-a-dia com os mais pequenos. Só temos 900 semanas para partilhar com os nossos filhos durante a infância deles.

Como acabaste de ler, pode ser bem simples reforçares a relação com o teu filho. Por isso, agora convido-te a escolheres uma das formas atrás enumerada e colocar em prática, vamos a isto?!

Deixe uma resposta